Palestras

Misoginia significa ódio ou desprezo às mulheres. Ela é um fator cultural que, infelizmente, vem avançando em todos os campos da vida, do trabalho à família, dos meios de comunicação à escola, atingindo todas as instituições. Hoje, a misoginia faz parte da mentalidade tanto de adolescentes, quanto de adultos. Enquanto preconceito, a misoginia é difícil de superar, pois ela faz parte da vida concreta e vem sendo fomentada nas redes sociais. Ainda falta conhecimento sobre o assunto, assim como ferramentas discursivas e práticas que permitam sua desconstrução. Fato é que a misoginia, seja em palavras, seja em atos, causa muitos tipos de sofrimento e impede a construção de uma sociedade democrática. Sabemos que é preciso conhecer o fenômeno para saber como enfrentar e superar esse sofrimento e injustiça.

A palestra de Marcia Tiburi apresenta as causas e os efeitos da misoginia e caminhos para sua superação.

A palestra se destina a profissionais em geral, professores e educadores, mas também a estudantes.

Para estudantes de ensino médio, há a possibilidade de uma oficina de sensibilização com meninos envolvendo um trabalho com artes e filosofia.


A crise do mundo, seja ela climática, social, econômica ou política, é sem dúvida, uma crise ética. Se a tarefa da filosofia é ensinar a pensar, a tarefa da ética é ajudar a decidir e a agir tendo em vista os desafios do mundo atual marcado por conflitos diversos e novas formas de relação social dadas com o surgimento da internet. 

Atualmente fala-se pouco em ética enquanto muitos se queixam da falta de referenciais. Ao refletir sobre a ação humana, sobre “o que fazer” diante de desafios, a ética apresenta caminhos para recuperar referenciais abandonados e construir novos referenciais para uma vida mais digna tanto individual quanto coletivamente. 

A crise ética é a crise da subjetividade, abalada por novas formas de relação e de interação com o mundo ao redor e as outras culturas. É a crise sobre quem somos e quem podemos nos tornar considerando uma sociedade cada vez mais complexa, inclusive diante da vida virtual. As pessoas buscam respostas e amparo para o sofrimento tanto na religião quanto na psicologia, outros se entregam desesperadamente ao consumismo e outros vícios desorientados em seus narcisismos. Voltar a refletir com cuidado e atenção sobre o sentido e o desafio da existência e sobre nossas responsabilidades pessoais e sociais pode ser o melhor caminho para uma vida menos desamparada. 

Três perguntas podem nos ajudar nesse caminho: 1- “Quem nos tornamos nos processos pelos quais passamos ao longo da vida?” 2 – “O que estamos fazendo uns com os outros?” e 3 – “Como podemos viver juntos?”. Refletir e responder a essas perguntas se torna essencial quando precisamos produzir o futuro que desejamos na era das desafiadoras novas tecnologias digitais e da crise climática e ecológica. 

A palestra de Marcia Tiburi parte desses aspectos visando uma reflexão com bases filosóficas, antropológicas, históricas e psicanalíticas orientada para fazer pensar de maneira acolhedora e gratificante para todos os públicos, de empresas públicas e privadas, escolas e instituições em geral. 

 

Entre em contato para saber mais e para orçamentos

CONTATO

Cursos

12 aulas no novíssimo Espaço Cult .

As aulas vão acontecer das 19h às 21h, às terças-feiras a partir de 10 de março, com link de transmissão para quem preferir on-line.

Abaixo mais informações:

Ementa

O curso tem como objetivo apresentar os principais aspectos das diversas vertentes feministas ao longo das épocas, tendo em vista sua atualidade para o tempo presente.

Numa abordagem filosófica, com foco na epistemologia e na ético-política feminista, o curso parte de bases interdisciplinares visando ampliar horizontes e promover reflexões que potencializem transformações urgentes diante do machismo estrutural e publicitário de nossa época.

Temas tratados no curso

História do feminismo; História das mulheres; Feminismo e psicanálise; Feminismo interseccional; Ecofeminismo; Literatura feminista; Filosofia e Epistemologia feminista; Feminismo radical; Feminismo dialógico; Feminismo Comunitário; Feminismo marxista; Ética feminista; Política feminista; Estudos de Gênero; História da sexualidade; História do Corpo; Sexologia Política; Estética feminista; Patriarcado, machismo estrutural e sistemas dogmáticos e autoritários; Direitos humanos e direitos das mulheres; Teoria Queer entre outros.

*Entre em contato com o atendimento do Espaço Cult pelo WhatsApp (11) 97337-1214 e pague por pix com 15% de desconto.

Mais informações e Inscrições na Loja Cult